Micro e pequenos empresários mantêm otimismo pelo quarto mês seguido Dados fazem parte da Sondagem Econômica das Micro e Pequenas Empresas

  • 14/06/2022
  • 2 Comentário(s)

Micro e pequenos empresários mantêm otimismo pelo quarto mês seguido Dados fazem parte da Sondagem Econômica das Micro e Pequenas Empresas

Publicado em 14/06/2022 - 15:24 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - São Luís

O otimismo dos donos de micro e pequenas empresas segue em alta pelo quarto mês consecutivo. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o índice de confiança do micro e pequeno empresário (IC-MPE) avançou 1,8 ponto em maio, chegando a 98,1 pontos, o maior nível desde outubro de 2021, quando indicou 98,9 pontos. Os dados fazem parte da Sondagem Econômica das Micro e Pequenas Empresas, realizada em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Na avaliação do Sebrae, a maior circulação de pessoas, após dois anos de confinamento em razão da pandemia de covid-19, a melhora no desempenho das vendas, bem como a prorrogação do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) até 2024, pesaram na percepção positiva dos empresários.

“A contínua recuperação da confiança foi observada em todos os setores pesquisados: comércio, serviços e indústria de transformação”, disse o Sebrae.

Entre os setores, o comércio foi o que obteve mais destaque. Após registrar queda em abril, a confianças dos empresários desse segmento voltou a subir em maio. O índice apresentou elevação de 5,5 pontos, fechando o mês em 91,4 pontos, o maior nível desde outubro de 2021 (92,9 pontos).

No setor de serviços, a atividade de transporte foi a que mais se destacou. Outro setor que ganhou espaço foi o de serviços profissionais e serviços prestados às famílias. Já a indústria de transformação se manteve em um patamar neutro, mas com destaque para o vestuário que trouxe um índice de confiança positivo.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o ânimo dos empresários foi influenciado tanto pela situação atual quanto pelas expectativas de curto prazo. Melles, entretanto, pondera que ainda é preciso ter cautela.

“Mesmo com esse cenário de melhora no ânimo por parte das empresas, a parcimônia tem sempre que prevalecer, já que ainda enfrentamos problemas conjunturais, como a escassez de insumos, prognósticos de alta de inflação e taxas de juros”, argumentou.

Edição: Lílian Beraldo

Fonte : Agência Brasil 

Foto : Tãnia Rêgo / Agência Brasil


#Compartilhe

2 Comentários


Deixe seu comentário








Uttekfews

06/05/2023

Gestrinone is an androgen derivative of 19 nortestosterone <a href=http://cialiss.makeup>buy cialis canadian</a>

Immurge

22/05/2023

The value of PR for predicting chemotherapy response in ER breast cancer remains uncertain, and this is an important area for future study <a href=http://prilig.cfd>buy priligy pills</a> Fatigue will be assessed 12 weeks post surgery with the help of the Functional Assessment of Chronic Illness Therapy FACIT Fatigue Scale

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Abalo Emocional

Luan Santana

top2
2. Bloqueado

Gusttavo Lima

top3
3. Vagabundo Chora

Guilherme e Benuto

top4
4. Acorda Pedrinho

Jovem Dionisío

top5
5. Malvada

Zé Felipe

top6
6. Malvadão

Xamã

top7
7. Chega e Senta

Jonh Amplificado

top8
8. A Maior Saudade

Henrique & Juliano

top9
9. Vai Lá em Casa Hoje

George Henrique e Rodrigo

top10
10. Run Into Trouble

Alok


Anunciantes