CBF repudia ato de racismo ocorrido na última rodada
- 01/04/2025
Repercussão do ato
Após o ocorrido na partida contra o Internacional, em Porto Alegre, o clube pernambucano registrou um boletim de ocorrência. À noite, em nota oficial, o clube gaúcho informou que identificou o responsável pela atitude e tomará as medidas cabíveis.
“Buscamos as imagens, apuramos o fato. Infelizmente aconteceu um gesto que partiu de uma atleta da base recém-chegada ao Sport Club Internacional. Imediatamente, ontem à noite a atleta já foi comunicada do seu desligamento”, disse Ivandro Morbach, vice-presidente do Conselho de Gestão do Inter, em entrevista ao programa Globo Esporte.
O time pernambucano se posicionou também nas redes sociais, através da nota oficial: “Esse ato repugnante é uma clara manifestação de racismo e intolerância, e não pode ficar impune. O Sport Club do Recife não tolera qualquer forma de discriminação ou preconceito e exige a punição exemplar do responsável”.

Entenda o caso
As Gurias Coloradas e o Sport se enfrentaram pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A-1, na tarde da última segunda-feira (31), em Porto Alegre. O jogo estava sendo transmitido ao vivo pela Tv Brasil, quando um pedaço de banana foi atirado em direção ao banco de reservas do Sport, o time havia acabado de empatar a partida, que terminou em 2 a 2.
Após muita reclamação das jogadoras pernambucanas que estavam no banco de reservas, a quarta árbitra, Andressa Hartmann foi até o local e recolheu o pedaço de banana para registrar na súmula. O episódio foi registrado pelas câmeras da TV Brasil, que fazia a transmissão do jogo ao vivo.
Ao que tudo indica, o pedaço da fruta foi atirado pela torcida das Coloradas que estava presente, em ato de injúria racial contra o time pernambucano. Após o término do jogo o Internacional soltou a seguinte nota: “O Sport Club Internacional se solidariza com a equipe do Sport Recife, colocando-se ao seu lado na busca pela apuração dos fatos e no combate à discriminação. O futebol deve ser um exemplo de inclusão e respeito, dentro e fora das quatro linhas.”
Posição da CBF
Após tomar conhecimento do aparente ato racista sofrido pelas atletas do Sport na partida contra o Internacional, a CBF informou que enviou imediatamente toda a documentação à Procuradoria-Geral do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) cobrando apuração rigorosa dos fatos. A entidade pediu também punição preventiva ao clube gaúcho, caso seja confirmado a agressão racista; a CBF requereu que o Internacional cumpra três partidas de portões fechados fora da capital gaúcha até o julgamento do caso. “Vamos cobrar uma apuração rigorosa. Não existe mais espaço para racistas no futebol”, pontuou o presidente da CBF.
FONTE: https://br.bolavip.com/futebol-feminino/cbf-repudia-ato-de-racismo-ocorrido-na-ultima-rodada